DSC_5727_edited.png

Roberto Emilio Bailly Andersen Cavalcanti

(07/10/1946 - 11/06/2021)

Educador - Escritor - Psicanalista

Pesquisador em Neurociência Cognitiva

Ex-Membro da AAAS - Associação Americana para o Avanço da Ciência e da Academia de Ciências de Nova York

Funções

Diretor do Colégio IUPE - Salvador - Bahia

Educador - Escritor - Psicanalista

Professor visitante de pós-graduações e cursos de formação em neurociência cognitiva

Pesquisador em Neurociência Cognitiva

Ex-Membro da Academia de Ciências de Nova York

Ex-Membro da Academia Americana para o Avanço da Ciência

Ex-Professor de Sociologia da FACET – Faculdade de Artes, Ciências e Tecnologias - Salvador - Bahia

Ex-Professor de Novos Paradigmas na Administração na UNEB - Polícia Militar - Salvador - Bahia

Ex-Gerente Técnico e de Operações da TV Aratu - Salvador - Bahia

Ex-Oficial Superior da Marinha do Brasil

Ex-Comandante do Navio Anhatomirim

 
Formação Acadêmica

Graduação em Ciências Navais - Escola Naval - Rio de Janeiro - RJ

Bacharel em Psicanálise Clínica pela Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil - Niterói - RJ

Mestre em Educação - Universidade de Los Pueblos de Europa - Málaga - Espanha

Pós Graduado em Didática para o Ensino Superior - Universidade Católica do Salvador - Salvador - Bahia

Pós Graduado em Psicanálise Didata - Colégio Brasileiro de Psicanálise - Rio de Janeiro - RJ

Pós Graduado em Ciências Navais - HMS Phoenix e HMS Dryad - Inglaterra

Pós Graduado em Sistemas Eletrônicos - E.M.I.Electronic - Elisabeth - Australia

Pós Graduado em Eletrônica Aplicada - Marconi - Chelmsford - Inglaterra

Pós Graduado em Engenharia de Computação - Ferranti - Bracknell - Inglaterra

Pós Graduado em Sistemas de Computação - Ferranti - Cwmbran - País de Gales

Pós Graduado em Engenharia Eletro-Mecânica de Mísseis - Commonwealth Aircraft Corporation - Melbourne - Australia

Pós Graduado em Engenharia de Propulsão de Mísseis - Government Aircraft Factory - Melbourne - Australia
 

 
Títulos não acadêmicos

Doutor "Honoris Causa" em Tecnologia Educacional para o Terceiro Milênio - Universidad de Los Pueblos de Europa - Málaga - Espanha

Embaixador da Paz (Ambassador for Peace) - Federação Inter-religiosa e Internacional para a Paz Mundial - Washington - Estados Unidos

Medalha Militar de Bronze concedida pelo Ministro da Marinha (reconhecimento por mais de dez anos de bons serviços militares prestados);

Diploma de Honra ao Mérito concedida pela Confederação Nacional das Igrejas e Pastores Evangélicos do Brasil.

Linhas de Pesquisa

Análise neuro-psico-cognitiva da mente humana direcionada ao desenvolvimento de metodologias educacionais para a transformação social.

 
 
Algumas Atividades (Ensino, Palestras, Pesquisas)

Palestras de formação continuada para profissionais de educação; Palestras sobre entendimento e acompanhamento de autistas; Palestras sobre Aprendizagem, Memória e Cérebro Humano e outras, nas cidades de Salvador-BA, Ipixuna do Pará-PA, Autora do Pará-PA, Seabra-BA, Itaberaba-BA, Itatim-BA, Irecê-BA, Jacobina-BA, Juazeiro-BA, Mucugê-BA, Jaguaquara-BA, Itabuna-BA, Ilhéus-BA, Casca-RS, Passo Fundo-RS, Erechim-BA, David Canabarro-RS, Vanini-RS, Santo Antonio do Palma-RS, Gentil-RS, Casca-RS, Paraí-RS e outras.

Cursos modulares em cursos de pós graduação pela Realiza Pós-Graduação, em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Neuropsicologia, Terapia Cognitivo Comportamental e outros, em toda a Bahia.

Cursos de Formação Psicanalítica para a SOBPIEX-Sociedade Brasileira de Psicanálise em Intensão e extensão, em Itabuna-BA. 

Professor de Filosofia da FACET - Faculdade de Artes, Ciências e Tecnologias

Professor de Educação Emocional na Escola Presidente Médici e no IUPE

Professor de Radialismo e Tecnologia da Comunicação do Curso de Formação de Radialistas - CEFET-BA;

Professor de Radialismo e Tecnologia da Comunicação dos Cursos de preparação de Radialistas da Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor de Comunicação (História da Televisão no Brasil e no Mundo) no curso de Pós-Graduação de Cenários na Universidade Estadual Santa Cruz

Professor Titular de Comunicação Univérsica no Mestrado de Ciência das Religiões pela Faculdade Teológica da Bahia

Professor de Ciência da Comunicação para os cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária em Radialismo pela Faculdade Católica de Ciências Contábeis da Bahia e pela UNIBA

Professor do Curso de Formação e Aperfeiçoamento Profissional para Radialistas – Universidade Gama Filho - Grupo Palestra

Professor do Curso de Capacitação Profissional em Radialismo, nível de extensão universitária e pós-graduação, pela Faculdade Visconde de Cairú

Professor do Curso de Radialismo e Aperfeiçoamento Profissional realizado pela UNIBA – União Intermunicipal de Cursos Superiores da Bahia, Faculdade de Educação de Ibicaraí e Faculdade de Ciências Contábeis de Jequié

Professor de Armamento Naval no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro

 
História do Fundador

História da minha formação:

Meu interesse na realização de estudos e pesquisas na área da aprendizagem cerebral existe desde a adolescência, tentando entender as razões pelas quais alguns colegas, por maior que fosse o esforço nos estudos, não conseguissem obter aprendizagem real.

Meu primeiro contato real com o cérebro, entretanto, foi com um cérebro eletrônico, um imenso computador instalado na Escola Naval, na década de sessenta, entre 1965 e 1969, onde pude estudar algo sobre as redes neurais e comparar tais estudos com as redes neurais humanas. Isso durante o curso de Graduação Superior em Ciências Navais.

Os estudos das ondas cerebrais fizeram parte de uma das primeiras especializações em ondas mecânicas submarinas, parte do estudo de Táticas Anti-Submarino e Aeronaval, o que me levou ao aperfeiçoamento em engenharia de sistemas de armas e processamento de dados, ainda no Brasil.

Já na Austrália, aprofundei esses estudos no Commonwealth Aircraft Corporation e na Government Aircraft Factory, em Melbourne, depois de uma especialização nos sistemas de controle por ondas eletromagnéticas na divisão bélica da EMI-Austrália, em Elisabeth.

Na Grã-Bretanha dei continuidade aos estudos sobre ondas eletromagnéticas, engenharia de sistemas e processamento de dados, no Marconi College, Inglaterra, na Short Brothers & Harland, Irlanda do Norte, e na Ferranti Digital Systems, em Cwmbran, no País de Gales.

Nesse período, entre Austrália, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, foram iniciados os meus estudos sobre o cérebro humano, sendo neurologia e neurofisiologia ainda na Austrália e Psiquiatria na Inglaterra, visando poder fazer uma relação entre o cérebro artificial e o funcionamento do raciocínio humano.

Essa comparação entre o cérebro da máquina e a Mente Humana me levou aos estudos de pedagogia, psicologia, psicanálise e ciências afins, para melhor entender os processos cognitivos da criança e do adolescente.

Percebi, então, que a escola, com profissionais devidamente preparados, é o ambiente ideal parar realizarmos os testes em relação aos processos terapêuticos em andamento com os alunos e para realizarmos as intervenções mais imediatas, visando a realização de diagnósticos diferenciados entre o que resulta de bloqueios emocionais e o que resulta de síndromes, transtornos ou comorbidades.

Isso me levou a realizar estudos de pós graduação em educação no Brasil, mestrado em educação em Málaga, na Espanha e, devido aos trabalhos realizados, receber o título de doutor honoris causa em educação dessa mesma Universidad de Los Pueblos de Europa, em Málaga.

Mais tarde fui convidado e passei a fazer parte da Academia de Ciências de Nova York, fazendo parte dela até hoje.

E, para facilitar a aplicação prática de todos esses estudos, abri uma escola regular, já há 21 anos, desenvolvendo uma metodologia inclusiva, muito antes das legislações sobre o assunto existirem.

Essa é a nossa prática hoje.